• Gov RJ

Text Size

FAQmiolo

Voltar

Informações Gerais

- Quais as etapas do processo de financiamento?

O processo de concessão de financiamento por parte da AgeRio apresenta as seguintes etapas:

1 – A AgeRio atende o cliente através de um de seus canais de atendimento.

2 – O cliente recebe e-mail da AgeRio com lista de documentos necessários para dar entrada no processo de financiamento.

3 – Depois de o cliente entregar a documentação completa e realizar o pagamento da tarifa de consulta cadastral, tem início a análise da empresa. A análise cadastral compreende a coleta, o registro e a análise dos dados de identificação da empresa, das pessoas naturais autorizadas a representá-la, bem como da cadeia de participação societária, até alcançar a pessoa natural caracterizada como beneficiário final. O objetivo é munir-se de elementos informativos essenciais e indispensáveis sobre o potencial tomador do crédito, em conformidade com a Circular BCB nº 3.461/2009.

4 – Uma vez aprovada a análise cadastral, são realizadas as análises de garantias, de risco e do projeto da empresa, conforme a modalidade de financiamento.

A constituição de garantias para a operação de crédito tem por objetivo mitigar perdas financeiras e se caracteriza como uma exigência legal feita às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. A análise leva em consideração a liquidez e suficiência das garantias, que na AgeRio varia entre 100 e 130% do valor do financiamento.

A aprovação do crédito precisa estar nos níveis de risco aceitos pela AgeRio. Para isso é efetuada a análise do risco de crédito, que leva em consideração aspectos inerentes à operação e relacionados ao tomador, como forma de identificar o nível risco de inadimplência da operação de crédito.

Quando o financiamento envolver a implantação ou expansão de um negócio, será efetuada a análise do projeto elaborado pela empresa, a fim de verificar a sua viabilidade econômico-financeira.

5 – Após verificação da viabilidade do financiamento, o cliente deve apresentar certidões exigidas para que o projeto seja encaminhado ao órgão interno competente da AgeRio, que vai decidir sobre a aprovação do financiamento.

6 – Com a aprovação do financiamento, técnicos da AgeRio elaboram documento por meio do qual será firmada a contratação, chamado Contrato de Financiamento ou Cédula de Crédito Bancário - CCB

7 – Contratada a operação, a liberação é realizada de acordo com o cronograma financeiro

O tempo do processo de concessão do financiamento varia de acordo com o produto e dos prazos legais envolvidos para obtenção das certidões e demais exigências. Em linhas gerais, o tempo médio para capital de giro é menor do que para os financiamentos de investimento fixo, por causa da complexidade de alguns projetos.

Projetos estruturados também demandam um tempo maior para a liberação do crédito. Dependendo do tipo de garantia e linha de financiamento, deve ser considerado também o prazo para registro do contrato em cartório. As liberações de microcrédito, mais simples, demoram, em média, dois dias úteis.

 

 

Conheça nossos produtos