• Gov RJ

Text Size

Sistema de Informações de Crédito

O Sistema de Informações de Crédito (SCR) foi criado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) para garantir a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional e atuar na prevenção de crises, visando incentivar a troca de informações entre instituições financeiras.

O SCR armazena informações sobre as atividades desempenhadas por instituições financeiras, incluindo dados sobre operações de crédito, avais e fianças prestados e limites de crédito concedidos por essas instituições a pessoas físicas e jurídicas no país, e também registra dados dos clientes, permitindo que as instituições avaliem sua capacidade de pagamento e ofereçam taxas de juros compatíveis.

O SCR segue rigorosamente todas as regras de preservação de sigilo bancário.

SCR e AgeRio

Todas as operações com características de crédito de responsabilidade do cliente junto a AgeRio são registradas no SCR. A consulta de qualquer informação ao sistema é realizada mediante autorização prévia e expressa do cliente.

Para excluir, corrigir ou registrar medidas judiciais e manifestar discordância quanto às informações constantes do SCR divulgadas pelas AgeRio, deverá ser realizado requerimento escrito e fundamentado e, quando for o caso, acompanhado da respectiva decisão judicial.

Para ter acesso às informações constantes em seu nome, o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil, pelo telefone 0800 979 2345, no período das 9h às 16h, em dias úteis.

Para mais informações sobre o Sistema de Informações de Crédito – SCR, acesse www.bcb.gov.br/SCR.

Conheça nossos produtos