• Gov RJ

Text Size

05/06/2018 - Agindo em prol do meio ambiente

Hoje, cinco de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente, que este ano tem como tema "Acabe com a Poluição Plástica". Na AgeRio, a redução do consumo de plástico é uma conquista de toda a equipe, foi possível diminuir consideravelmente o uso de copos plásticos descartáveis ao longo do tempo: há três anos, a AgeRio consumia, em média, dez mil copos ao mês. Hoje, este número caiu para 2.400 copos mensais. Como um copo plástico descartável demora 50 anos para se degradar na natureza, nosso esforço coletivo representa um ganho para o meio ambiente.

A AgeRio também conseguiu reduzir o consumo de papel de forma expressiva: hoje utilizamos 17 mil folhas ao mês, contra 44 mil folhas mensais em 2015.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado no dia 5 de junho de 1972, quando teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano, a Conferência de Estocolmo na Suécia, que teve como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

No Brasil se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU, esta semana de conscientização foi criada no Brasil pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas, iniciativa que visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.