• Gov RJ

Text Size

Em entrevista coletiva realizada pela manhã na AgeRio, o vice-presidente da Foton no Brasil, Orlando Merluzzi, contou que antecipou a implantação da fábrica brasileira da Foton por causa do Inovar-Auto, Programa do Governo Federal de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores.08/07/13 - Maior montadora de caminhões da China se instala no Rio com apoio do Governo do Estado

Nesta segunda-feira (08/07) foi anunciada a instalação no Rio de Janeiro de fábrica da Foton Motor Group, a maior montadora de caminhões da China. Com investimento total de R$250 milhões e capacidade de geração de 450 empregos diretos, o Governo do Estado apoia a empreitada com contribuição para aquisição do terreno e incentivos fiscais, via Codin, e financeiros, pela AgeRio, a Agência Estadual de Fomento.

Em entrevista coletiva realizada pela manhã na AgeRio, o vice-presidente da Foton no Brasil, Orlando Merluzzi, contou que antecipou a implantação da fábrica brasileira da Foton por causa do Inovar-Auto, Programa do Governo Federal de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, que prevê descontos de até 30 pontos percentuais no IPI para automóveis produzidos e vendidos no país. Merluzzi também relatou por que a empresa escolheu o Rio de Janeiro como destino para instalação de sua fábrica no Brasil:

- O Rio de Janeiro ofereceu condições para viabilizar a operação. Aqui temos a mentalidade desenvolvimentista do Governo e a vocação do Estado, que traz mão de obra qualificada, bons fornecedores  e a logística ideal. Além disso, o Rio foi mais rápido e mais firme no processo para vencer a concorrência. É vantagem para nós, mas também para o Estado. Não é nada de graça. Tudo volta para o Rio de Janeiro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, explicou como será feita a operação de implantação para funcionamento da fábrica, que deverá ser instalada em Itatiaia ou Seropédica:

- Serão três tipos de incentivo concedidos pelo Governo do Estado: contribuição de 10% do valor do investimento total para o terreno, ICMS financiado como incentivo fiscal e a participação societária através da área de renda variável da AgeRio, como incentivo financeiro. Com isso, esperamos que em dois anos e meio a fábrica já esteja funcionando e dando retorno.

O presidente da AgeRio, Domingos Vargas, esclareceu como acontece a sociedade:Maior montadora de caminhões da China se instala no Rio com apoio do Governo do Estado.

- Para nós é uma grande oportunidade. Podemos entrar com até 30% de participação e vamos aportar recursos na medida do projeto. Nossa intenção é viabilizar a operação dentro de todas as normas de governança e sair entre o terceiro e o quinto ano de funcionamento da fábrica.

De acordo com as previsões feitas pela Foton, a fábrica começa a operar em 2015 com capacidade para produzir 20 mil unidades anuais, podendo ter seu potencial ampliado para 50 mil unidades por ano. Em 2010, a Foton Motor Group bateu recorde de produção anual, montando um total de 1 milhão de veículos. A empresa conta com 26 mil funcionários em sua matriz e mais 80 mil nas demais fábricas. Atualmente, a Foton oferece seus serviços e produtos em mais de 90 países e tem 156 concessionárias espalhadas pelo mundo.

Conheça nossos produtos