• Gov RJ

Text Size

 

31/05/17 - Inovação dentro e fora da empresa

Um ambiente corporativo arrojado, que foge aos padrões conservadores. Esta é a impressão que se tem ao adentrar a Etalent, consultoria em Recursos Humanos localizada no Centro do Rio. Entre as suas particularidades, a empresa dispõe de quadros brancos nas paredes, para que seus funcionários possam escrever livremente, salas para entretenimento e leitura, além de os espaços “Exatidão” e "Autoconhecimento". Tal configuração inovadora não se restringe à relação que a Etalent tem com seus próprios empregados: os próprios produtos comercializados pela empresa são inovadores.

Trata-se de plataformas online que viabilizam o gerenciamento de recursos humanos e o aperfeiçoamento profissional, por meio de serviços como inventário comportamental de pessoas e cargos de uma instituição, análise de candidatos a emprego e criação de mapa de talentos.

– A gente trabalha com autoconhecimento e educação do comportamento. Para qualquer atividade que uma pessoa vai fazer na vida ela precisa de conhecimento, habilidade e comportamento direcionados. A alta performance vem com o equilíbrio entre esses três eixos, e o que a gente faz é tangibilizar essa natureza comportamental – explica Flávia Queiroz, diretora de relacionamento da Etalent.

De acordo com Flávia Queiroz, o conjunto de questionários foi idealizado pelo presidente da empresa, Jorge Matos, por meio da metodologia Disc de análise comportamental, de autoria do psicólogo norte-americano William Moulton Marston. Os principais produtos, o Sistema Etalent e o My Etalent, podem ser usados tanto para a empresa definir quais são as funcionalidades requeridas para o exercício de cada função, no primeiro caso, quanto para que o usuário faça escolhas profissionais mais assertivas, no segundo.

Inovacred

A Etalent foi fundada há 30 anos, mas passou por um reposicionamento há quatro, que incluiu a captação de recursos financeiros junto a AgeRio, por meio do Inovacred. Com o recurso foi possível investir na criação e integração das plataformas, e também em infraestrutura e equipamentos para a empresa.  Segundo Flávia Queiroz, o apoio da Agência foi crucial para o reposicionamento da empresa, que hoje possui mais de mil clientes ativos no Brasil, de todos os portes, da Rede Globo a escritórios de advocacia, e tem aproximadamente 60 empregados em seu corpo funcional, com escritórios do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.