• Gov RJ

Text Size

27/10/17 -  Outubro Rosa: a importância do diagnóstico precoce

No mês de outubro, o mundo todo celebra o Outubro Rosa, campanha criada para conscientizar as mulheres de se prevenirem contra o câncer de mama. Governos, instituições, empresas e organizações sociais preparam ações e eventos para o mês de outubro com o intuito de reforçar às mulheres a importância de se fazer o exame de mamografia precocemente, pois quanto mais cedo a doença for detectada, há mais chances de ser curada. A AgeRio aderiu à campanha e mobilizou todos os empregados a virem para a empresa vestidos de rosa (foto).

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade pela doença são altas, já que na maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, seu controle é uma prioridade da agenda de saúde do país e faz parte do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) é uma das principais instituições de combate ao câncer de mama no Brasil. No site do Instituto, há conteúdos sobre o tema: fatores de risco, ações de controle, histórico das ações, dentre outros. Clique aqui para acessar a página do INCA sobre o câncer de mama.

O Hospital Fundação do Câncer também promove campanhas de conscientização da doença. Este ano, ofereceu ao longo do mês de outubro 60 mamografias gratuitas para mulheres acima de 40 anos que não têm plano de saúde. Em um dia, todas as inscrições foram preenchidas. O diretor do hospital, Carlos Frederico Lima, ressaltou a importância de campanhas como essa para que mulheres que não têm condição de pagar exames possam também ter acesso ao diagnóstico da doença.

Além disso, no início do mês, o Cristo Redentor ficou iluminado de rosa para abrir a temporada de eventos e ações que ajudam no combate ao câncer de mama. A iniciativa foi da Fundação Laço Rosa com apoio da Arquidiocese, Trem do Corcovado e Paineiras.

História

O Outubro Rosa é um movimento que ocorre mundialmente ao longo de todo o mês de outubro a fim de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Começou na década de 1990, nos Estados Unidos, e, inicialmente, cada estado fazia sua própria campanha sobre o tema. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o décimo mês do ano se tornou o período nacional de prevenção contra a doença. Além disso, a fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços rosas para os participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York no ano de 1990. Logo em seguida, o objeto passou a ser o símbolo da campanha e começou a ser distribuído em diversos eventos ao redor do mundo.

No Brasil, a primeira ação para celebrar o Outubro Rosa aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor. Em outubro de 2008, o movimento cresceu com a adesão de muitas cidades brasileiras à campanha.

Fontes: M de Mulher, Claudia, INCA e Fundação do Câncer

Conheça nossos produtos