• Gov RJ

Text Size

10/11/17 - Novembro Azul: por um diagnóstico sem preconceitos

O mês de novembro é voltado para o combate do câncer de próstata por meio do Novembro Azul, campanha que reforça os cuidados que os homens precisam ter com sua saúde para evitar a doença, alertando a importância de ir ao médico regularmente a partir dos 50 anos e de fazer o exame de próstata o quanto antes. Porém, a dificuldade dos homens está na necessidade de fazer o exame de toque retal, que é a única forma de sentir o nódulo.

Segundo o médico urologista Diego Miranda, o paciente já chega ao consultório com o preconceito de não ser tocado, e, em muitos casos, sai do consultório sem realizar o exame. Por isso, as ações do Novembro Azul são uma forma de conscientizá-los a deixarem de lado esse preconceito e não se exporem aos riscos da doença.

O médico também lembra que é normal confundir o aumento da próstata com o câncer e explica a diferença entre ambos os casos:

- É muito comum o aumento benigno da próstata, que não é o câncer, e acontece quando a glândula aumenta e fecha o canal urinário. Já o câncer de próstata surge nas extremidades, sem relação com o canal urinário.

Quando há histórico familiar, o exame deve ser feito a partir dos 45 anos. No entanto, se um homem já teve câncer ou aumento de próstata, o exame deve ser realizado anualmente, independentemente da idade.

No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens. Considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum, segundo dados do Inca.

O movimento inicialmente era celebrado no dia 17 de novembro, Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, e teve origem na Austrália com a campanha Movember, em que homens deixavam seus bigodes crescerem para levantar fundos ao combate do câncer de próstata. Posteriormente, estendeu sua programação de eventos para todo o mês de novembro e ganhou adesão em vários países, incluindo o Brasil.

Fontes: G1 Rio de Janeiro, G1 Região Serrana, G1 Santarém, Governo do Estado de São Paulo e Inca.

Conheça nossos produtos