• Gov RJ

Text Size

23/05/18 - "Momento Empreendedor” acontece em Petrópolis

Nesta quarta-feira (23/05) a o Microcrédito Produtivo da AgeRio promoveu, em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, o evento “Momento Microempreendedor”, com palestras e atendimento individualizado para microempreendedores locais. O evento, que reuniu cerca de 250 participantes, ocorreu no Sesc Quitandinha e contou com palestras da AgeRio e do Sebrae sobre crédito e educação financeira. Além de microempreendedores, estavam presentes representantes do poder público municipal.

“Apesar da crise financeira enfrentada em todas as esferas, conseguimos notar a retomada do crescimento econômico em Petrópolis, principalmente com relação ao número de pessoas que resolveram investir em novas oportunidades”, disse o vice-prefeito Baninho, anunciando que, neste ano, já foram abertos mais de 1.600 novos negócios no município, segundo dados da Jucerja, entre empresas e empreendedores individuais.

Segundo a diretora de Operações da AgeRio, Dara de Souza, que falou em nome da Agência na abertura do evento, é importante mostrar para os microempreendedores que eles podem ter acesso a crédito.

“Algumas pessoas que se dedicam aos novos negócios não se acham empresários, mas eles são responsáveis, em grande parte, pela retomada do crescimento nas suas regiões. A AgeRio está se aproximando dos municípios e fortalecendo o desenvolvimento sustentável nas cidades”, disse.

Uma das participantes, Suelen Rocha de Pereira é dona de um estacionamento de veículos, mas há um ano decidiu se dedicar a uma paixão antiga: a venda de antiguidades, atividade que realiza nos finais de semana, em feiras como a da Praça Visconde de Mauá. Ela compareceu ao evento em busca de informações sobre microcrédito.

“A venda de antiguidades era um hobby, mas hoje se tornou uma segunda fonte de renda, por isso quero muito comprar um trailer para poder colocar minhas peças à venda em outros pontos da cidade”, afirmou.

Na palestra da AgeRio, realizada pelo analista Pedro Paulo Barcellos, os microempreendedores puderam conhecer as condições operacionais da linha de crédito disponibilizada por meio da Prefeitura. Já a apresentação do Sebrae, feita pela coordenadora regional do Sebrae/RJ, Claudia Pacheco, abordou dicas de gestão e educação financeira.

“No início desse ano o Sebrae Petrópolis já atendeu em torno de quatro mil micro empreendedores individuais, oferecendo orientação na parte de gestão e com relação ao crédito. Agora, comemoramos essa parceria entre a prefeitura e AgeRio com a capacitação de agentes que poderão ofertar esse tipo de orientação para esse público específico”, afirmou Claudia Pacheco.