AgeRio promove oficinas e palestras no Rio Artes Manuais
Rio de Janeiro, 22 de março de 2023 – Artesãos, empreendedores e entusiastas do artesanato conheceram mais sobre a atuação da AgeRio na 15ª edição do Rio Artes Manuais, maior feira desse segmento na América Latina. Durante os dias 15 a 19 de março, o estande da Agência ofereceu atendimentos sobre as opções de crédito ao público, além de uma vasta programação de sorteios, palestras e as oficinas do projeto A Arte Gerando Renda, da ONG Favela Mundo. O evento aconteceu no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova, e reuniu outras empresas e serviços para os artesãos.
A cerimônia de abertura da feira contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Estado, Vinícius Farah, da diretora de Operações, Tatiana Oliver, e do superintendente de Operações Padronizadas, Bruno Bravo.
Para a gerente de Microcrédito da AgeRio, Milena Silva, a presença da Agência no evento representou mais oportunidades de alcançar os(as) empreendedores(as) e suas necessidades:
“Estar presente na 15ª Feira Rio Artes Manuais foi de grande relevância para a AgeRio pois além de gerar emprego e renda através do Microcrédito, a aproximação dos empreendedores(as) ou futuros(as) empreendedores(as) do setor de artesanato promove a cultura do Estado do Rio de Janeiro. Com uma participação expressiva do público feminino, a AgeRio pôde promover a linha de crédito Elas em Foco na feira e valorizar a potência da mulher como vetor de mudança econômica e social”, comentou a gerente, que representou a AgeRio durante todos os dias de evento, junto com correspondentes da Agência.
As oficinas realizadas no estande foram feitas em parceria com o projeto A Arte Gerando Renda, patrocinado pela Agência. A artista plástica e professora Renata Reluz convidou o público a pôr a mão na massa, ministrando uma série de atividades de criação de adereços carnavalescos. Ela também compartilhou seus conhecimentos artísticos com os grupos durante as aulas:
“A experiência me trouxe, além de trocas profissionais, muitos momentos de empoderamento e acolhimento em um local propício de mulheres dando as mãos. Mostrar um pouco do que faço em minhas aulas no projeto no estande da AgeRio proporcionou às participantes a teoria e a prática do que é de fato empreender através das artes manuais”, disse Renata Reluz. “Foi muito gratificante testemunhar o lindo trabalho da professora Renata e um dos resultados práticos da função social da AgeRio. Parabéns a todos os envolvidos!”, acrescentou Milena Silva.
Marcelo Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, acompanhou algumas oficinas e agradeceu a parceria com a AgeRio, expressando a força desses eventos:
“Participar da Feira Rio Artes Manuais com nossa parceira foi uma experiência incrível. Além da aproximação com as pessoas interessadas em empreender através da economia criativa, estimulou a divulgação das nossas atividades a pessoas de diferentes partes do Estado e a troca de experiências com diversos profissionais de outros projetos e entidades do ramo.”