Ateliê Cheirinho de Flor
Magé
O Ateliê Cheirinho de Flor Moda Infantil surgiu da parceria entre mãe e filha em 2021. Desirée dos Santos e sua mãe, Ednéa dos Santos, que criaram juntas a empresa de confecção de roupas infantis, localizada em Magé.
Em 2023, as empreendedoras solicitaram o Microcrédito da AgeRio, que foi usado para obter recursos necessários para a loja. Desirée conta que o financiamento da AgeRio foi crucial para impulsionar o desenvolvimento do Ateliê e os recursos do crédito foram destinados para vários segmentos do negócio.
Veja, abaixo, os depoimentos da Desirée sobre o Ateliê e a parceria com a Agência:
Como conheceu a AgeRio?
“Conheci a AgeRio através do Sebrae. Eu estava procurando por uma linha de crédito e busquei orientação no Sebrae. Lá, me foi fornecida uma cartilha com todas as linhas de crédito, com juros mais acessíveis para os empreendedores. A melhor linha é taxa de juros era a da AgeRio.”
Como surgiu a ideia de vocês trabalharem juntas?
“Minha mãe sempre costurou durante toda a vida e sempre teve o sonho de abrir uma loja de moda voltada para o público infantil. Sou formada em pedagogia, com pós-graduação em Educação Infantil, e trabalhei por oito anos em creches e turmas de anos iniciais. Durante a pandemia, minha mãe recebeu um pedido para confeccionar um conjunto de moletom, e ali nós vimos uma excelente oportunidade de empreender. Começamos com uma loja online, e assim ficamos por um bom tempo.
No ano passado, em 2023, surgiu a oportunidade de abrir um espaço físico, e assim nasceu o Ateliê Cheirinho de Flor Moda Infantil. Lá, não apenas confeccionamos roupas infantis, mas também realizamos alguns reparos em roupas em geral e confeccionamos roupas infantis sob medida para momentos especiais como aniversários, batizados e outras ocasiões.”
Como vocês se dividem nas responsabilidades e tarefas da empresa?
“Eu, Desirée, ainda não sei costurar, e por isso minhas responsabilidades são: área administrativa/financeira, escolha dos modelos a serem confeccionados, seleção dos tecidos, além do marketing, comunicação, organização e atendimento aos clientes. Já a minha mãe é quem dá vida às roupas infantis, cortando e costurando. São dela as mãos poderosas que impulsionam o nosso empreendimento.”
Faz a diferença ter a oportunidade de trabalhar em família no negócio?
“Trabalhar em família pode trazer uma dinâmica única para um negócio. Por um lado, pode fortalecer os laços familiares, promover uma comunicação mais aberta e construir um senso de unidade e propósito compartilhados. Além disso, o conhecimento íntimo das habilidades, as personalidades e os pontos fortes e fracos de cada membro da família podem facilitar a colaboração e a resolução de problemas.
Por outro lado, podem surgir desafios, como lidar com conflitos pessoais ou manter uma separação saudável entre o trabalho e a vida familiar. No entanto, quando as relações familiares são bem administradas e há um compromisso mútuo com o sucesso do negócio, trabalhar em família pode ser uma experiência gratificante.”