Temakeria & Cia
Rio de Janeiro
Comida japonesa de qualidade no Rio: nova unidade da Temakeria & Cia é caso de sucesso da AgeRio
Fundada em 2006 com o propósito de atender a crescente demanda por consumo de temaki e de outros alimentos de origem japonesa, como hot philadelphia e yakissoba, a marca Temakeria & Cia uniu a venda de temaki com produtos à la carte e serviço de rodízio em um mesmo conceito, inaugurando dez lojas próprias em São Paulo e, em seguida, começando um projeto de franquias.
Encantados com a qualidade, originalidade e custo-benefício dos produtos servidos nas lojas paulistas, os empreendedores Rafael Torres, Filipe Caldas, Hugo Monnerat e José Loreto decidiram se tornar franqueados máster da marca, dando início a uma rede de franquias no Estado do Rio de Janeiro. A primeira loja foi aberta em 2014, no bairro de Icaraí, em Niterói, município onde vivem os sócios.
Com o sucesso do restaurante na cidade, os empreendedores começaram em 2016 um projeto para uma nova unidade da rede, no bairro de Ipanema, na Zona Sul carioca. Inaugurada em 2018, a filial também teve um grande movimento, com muitas filas de espera, crescendo a demanda de mais uma unidade na Zona Sul do Rio. Assim, o bairro do Jardim Botânico recebeu a nova loja, no local do antigo restaurante Japa B, no final de 2019.
Apoio da AgeRio
A fim de inaugurar a nova filial, conforme avaliado pelos sócios, era necessário investir em obras para reformar o espaço e a estrutura operacional da casa. Porém, como a empresa havia acabado de se descapitalizar, os empreendedores recorreram ao apoio financeiro da AgeRio para colocar em prática esse investimento.
A proposta sugerida no plano de negócios era de que 50% do capital a ser aplicado deveria ser dos sócios e a outra metade seria do financiamento junto à Agência. Tal negociação diminuiu o risco da empresa e aumentou a oportunidade de investimento em outros projetos.
O crédito solicitado foi de R$ 800 mil reais, destinado às obras do espaço e à compra e instalação de equipamentos na estrutura, com foco na modernização do ambiente e com o intuito de conectar a cozinha com o sushi bar.
Com a inauguração da loja, foi possível a geração de mais de 50 empregos na unidade.
Evento inaugural e expectativa de público
No dia 16 de dezembro de 2019, a unidade foi inaugurada em um evento fechado que contou com mais de 200 pessoas, incluindo a presença de artistas parceiros e convidados que acompanharam o projeto desde o início, como profissionais de marketing, de arquitetura, etc., além de clientes selecionados. A equipe da AgeRio também esteve presente na inauguração para celebrar a data e conhecer o resultado final do projeto.
Desde então, o restaurante começou a receber o público, que totalizou cerca de três mil clientes no mês de dezembro, com a loja funcionando só a partir da segunda quinzena. A expectativa é de concluir o mês de janeiro com cerca de sete a oito mil clientes, média mensal de público na filial de Ipanema. Já a loja de Niterói recebe mensalmente uma média de quatro mil clientes.
Outros projetos da rede
Para além da sua área de atuação, a rede de franquias da Temakeria & Cia também conta com outros projetos e planos:
– Visando o impacto social, os sócios revertem mensalmente parte do lucro obtido para ONGs;
– A partir do dia 06 de fevereiro de 2020, será lançado um cardápio vegetariano. Além disso, a empresa tem investido fortemente em serviços de entrega (delivery), tentando se utilizar de embalagens diferentes e inovadoras em relação à concorrência;
– Está sendo desenvolvido um plano de expansão para a Barra da Tijuca, com previsão para ser concluído, no mínimo, daqui a seis meses.
Mensagem aos empreendedores e convite ao público
Rafael Torres, um dos sócios da rede de franquias, afirma que o caminho não será fácil para quem deseja empreender. Ele reforça a importância de acreditar no projeto e no apoio da AgeRio:
“Se a pessoa acredita no que está colocando no papel, vá em frente, porque tem muita coisa boa por trás disso. Hoje, existem algumas facilidades em organizações como a AgeRio que podem ajudar com esse ‘empurrão’ para empreender”.
O sócio ainda aproveita para convidar o público a conhecer o novo restaurante e destaca a recepção que a equipe dá aos clientes:
“Na Temakeria & Cia, a gente tem uma forma de cuidar do nosso negócio e receber muito bem as pessoas. Viramos amigos dos clientes, nossa proximidade é grande. Queremos receber todos vocês. As portas estão abertas, a casa é de vocês para que venham aqui, conheçam a Temakeria & Cia e sejam clientes frequentes nossos!”.