Agência obtém selo de Prevenção à Corrupção
A AgeRio conquistou o selo de instituição participante do “Programa Nacional de Prevenção à Corrupção”, criado para a promoção da ética e da integridade no setor público. A iniciativa é da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) e, no âmbito estadual, da Controladoria Geral do Estado (CGE).
Para obter o selo, a AgeRio respondeu um questionário na plataforma E-prevenção, no qual foram avaliados cinco pilares de um programa de compliance anticorrupção: Prevenção, Detecção, Investigação, Correção e Monitoramento. No resultado final, a Agência atingiu o “Grau de Aderência às Boas Práticas”, nível “aprimorado”, de uma escala que vai, do menor para o maior, de: inicial, básico, intermediário, aprimorado e avançado.
De acordo com o gerente de Compliance Luciano Vasconcellos, este resultado é uma confirmação de que a Agência está no caminho certo quanto aos controles internos:
– As metodologias usadas na empresa, como o COSO, as Três Linhas de Defesa e os princípios “Conheça seu Cliente”, “Conheça seu Empregado” e “Conheça seu Fornecedor”, são adotadas pelo mercado e por órgãos reguladores – avaliou Luciano.
De acordo com o gerente, o Programa de Integridade da AgeRio, estruturado com base na prevenção, detecção e remediação, também foi outro ponto de destaque:
– A empresa como um todo está de parabéns, pois ao adotarmos integridade como um dos nossos valores, trilhamos um caminho rumo à excelência na prestação de serviços, com probidade e ética – concluiu.