AgeRio acompanha encontro sobre desafios da nova política industrial, promovido pela ABDE e pelo BNDES
AgeRio acompanha encontro sobre desafios da nova política industrial, promovido pela ABDE e pelo BNDES
A AgeRio marcou presença em um importante evento sobre crédito para inovação, organizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): o “Fórum Debate para o Desenvolvimento – Financiamento à Neoindustrialização: Mobilizando o Crédito para a Inovação”, realizado na manhã do dia 25 de abril, na sede do BNDES, no Centro do Rio. Os representantes da Agência na plateia foram o Superintendente de Riscos (SURID), Pedro Nunes Vianna, os gerentes de Operações Estruturadas (GEOPE), Raphaela Rocha, e de Planejamento e Gente (GPLAN), Hícaro Oliveira, e o assessor técnico Gabriel Hidd, da GEOPE.
Participaram da abertura do fórum o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o presidente da ABDE e da Finep, Celso Pansera, e a presidente da FPSNF, deputada federal Luisa Canziani (PSD-PR).
Na ocasião, os presidentes do BNDES e da Finep assinaram um acordo de cooperação técnica que tem como objetivo a troca de conhecimentos e a promoção de ações conjuntas de apoio à inovação no país.
Em seu discurso, Aloizio Mercadante elogiou a instituição financeira que preside e lembrou um marco histórico. “Esse banco é o banco que mais financiou energia limpa renovável na história de todo o planeta. Por isso é que temos a matriz que temos, pois contamos com um banco público que olhou lá atrás o que era o desafio e que pensou de forma articulada e abrangente.”
Celso Pansera destacou a atuação da Associação. “Nós ABDE estamos trazendo o Sistema Nacional de Fomento para dentro da Nova Industria Brasil para que o SNF possa auxiliar no desenvolvimento desse processo”, afirmou o dirigente.
Encerrando o início da cerimônia, o vice-presidente da República ressaltou a importância do Sistema Nacional de Fomento para o país. “Não tem desenvolvimento sem crédito”, ponderou Geraldo Alckmin.
O Fórum também foi palco de três importantes lançamentos, o 1º vice-presidente da ABDE e diretor no BNDES, José Luis Gordon, apresentou o Painel do Plano Mais Produção, plataforma do Banco que tem como objetivo fornecer mais transparência para a população.
Foi apresentada ainda a 10ª edição do Prêmio ABDE-BID – premiação que tem como finalidade estimular a reflexão acerca dos desafios do desenvolvimento, por meio do incentivo à pesquisa e à elaboração de artigos científicos – e anunciar o Prêmio ABDE de Jornalismo, que em breve será divulgado pela Associação.
Com o tema “Financiamento à Neoindustrialização: Mobilizando o crédito para a inovação”, o encontro teve dois painéis, que abordaram os desafios da nova política industrial no Brasil e as novas fontes de financiamento para os bancos de desenvolvimento. Para esses debates, estiveram presentes o conselheiro do BNDES, Rafael Lucchesi, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, o diretor de Inovação da FINEP, Elias Ramos, o economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Igor Rocha, a presidente executiva da P&D Brasil, Rosilda Prates, o deputado federal Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ), a Superintendente da Área Internacional e de Investimentos Sustentáveis do BNDES, Luciana Tito, o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, o diretor-executivo do BDMG, Edmilson Gama da Silva, o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, o gerente sênior de Portifólio do KfW, Luciano Schweizer, e o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP).
O evento contou com apoio da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Desenvolvimento (FPSNF) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A íntegra do fórum está disponível no Youtube, em #FórumDebate – Financiamento á Neoindrustrialização – Clipe (youtube.com)
Texto: Gerência de Comunicação da AgeRio e ABDE