AgeRio participa de evento voltado para fintechs de crédito
A AgeRio participou do “Cred-Tech Brasil – O Futuro do Mercado de Crédito”, evento que tem como missão desenvolver o ecossistema de fintechs de crédito no Brasil e oferecer insumos para a inovação no mercado de crédito. A organização é da Conexão Fintech, portal sobre fintechs e inovação no mercado financeiro.
Nesta segunda edição, o Cred-Tech Brasil contou com:
- Reguladores – Banco Central do Brasil (BCB) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
- Fintechs de Crédito – Creditas, Geru, Rebel, Nexoos, Bcredi, Bizcapital, QueroQuitar, Easy Crédito, Stark Bank e Well;
- Bancos – Banco do Brasil (BB) e Banco ABC Brasil;
- Consultores – PricewaterhouseCoopers (PwC Brasil) e Fialdini Advogados;
- Agência de Classificação de Risco – Standard & Poor’s Global Ratings (S&P);
- Investidores e Gestores – XP Investimentos, VERT Capital, Quasar Asset Management, Webrock Ventures e o SoftBank Group International;
- Associação – Associação Brasileira de Startups (abstartups).
Na exposição do Sr. Fábio Lacerda Carneiro (Chefe de Divisão do BCB), o destaque foi a Res. 4.656, de 26/04/2018, que regulou as fintechs de crédito. Para o regulador, a norma está em consonância com os esforços do Banco Central no sentido de aumentar a competição no mercado de crédito em todas as suas dimensões e reduzir – estruturalmente e de forma sustentável – o custo do crédito.
O evento trouxe os resultados de uma pesquisa realizada com 43 fintechs sobre o panorama de empréstimos digitais no Brasil, apresentada pelo Sr. Luis Ruivo (sócio de Consultoria da PwC). O levantamento apontou que o volume de créditos solicitado em 2018 foi de 6,4 milhões de pessoas físicas (o dobro do ano anterior) e 276 mil solicitações de pessoas jurídicas. O total de crédito concedido cresceu quase 50% entre 2017 e 2018. Entre os gargalos a serem solucionados, 86% das fintechs pesquisadas informaram que irão investir na “Aprovação de crédito mais rápida e menos burocrática”, assim como na “Melhoria da experiência do cliente”.
Ainda, o evento abordou assuntos como Openbanking no Crédito Digital, Parcerias e Inovação, Cliente Onboarding no Crédito Digital, Venture Capital no Mercado de Crédito, o Futuro da Cobrança e do Combate à Fraude, Cadastro Positivo, Scoring e Uso de Dados, FIDC 2.0, Tecnologia e Crédito, Pessoas e Crédito, P2P (peer-to-peer) no Brasil e no Mundo, SCD e SEP, Sandbox Regulatório CVM e outros.
De acordo com a gerente da AgeRio de Participações e Novos Negócios, Graciela Ayub, a experiência de participar do evento foi bastante enriquecedora pois proporcionou ouvir o posicionamento de importantes atores do mercado de crédito no país. “O mercado de crédito vive uma transformação global, é necessário nos mantermos atualizados e engajados na construção de soluções criativas para o desenvolvimento da AgeRio”.
Para a superintendente da AgeRio de Desenvolvimento Empresarial e Produtos, Tatiana Oliver, a participação no evento foi uma excelente oportunidade de conhecer as soluções inovadoras que vêm sendo desenvolvidas no mercado de crédito brasileiro. “O desenvolvimento de soluções inovadoras para identificação e atendimento das necessidades dos clientes se mostra fundamental para a manutenção da competitividade no mercado atual. Desta forma, é muito importante para a AgeRio no cumprimento de sua missão o conhecimento e o alinhamento com as novas tecnologias e iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelos agentes do mercado”.