Supera RJ: como o programa revolucionou os processos operacionais da Agência  

Uma mudança de patamar e um divisor de águas: essas são algumas das expressões utilizadas pela Diretoria Executiva da AgeRio ao descreverem o Supera RJ. O programa, que foi criado pelo Governo do Estado em resposta à crise econômica global causada pela pandemia da Covid-19, não só representou um fôlego financeiro para milhares de empresas e microempreendedores fluminenses, como também desencadeou uma série de transformações internas que ampliaram a eficácia da Agência em desempenhar a missão de fomentar o desenvolvimento econômico sustentável do RJ.   

A linha de crédito completou dois anos em julho de 2023 e continua presente na realidade de trabalho da AgeRio, que passou por reestruturações nos processos operacionais e por novas contratações.  

Foto: Henrique Matos/Liesa

Salto operacional  

O ano de 2021 transformou profundamente a estrutura organizacional da AgeRio, que firmou, pela primeira vez, a sua presença em todos os 92 municípios fluminenses com a implementação do Programa Supera RJ. No âmbito operacional, a Agência foi marcada por um volume inédito de clientes atendidos e de operações, que foram realizadas em tempo recorde. Para atender prontamente às demandas desse novo e robusto cenário, a AgeRio precisou expandir o corpo funcional, resultando na contratação de novos colaboradores em diversas áreas.  

  

Fonte: Livro AgeRio: 20 Anos de Fomento ao Estado do Rio

O que diz a Diretoria Executiva  

Presidente da Agência desde 2020, André Vila Verde esteve à frente da gestão de toda a transformação vivenciada durante o período de operação do programa. Ele destacou a natureza desafiadora do momento, e a competência do Time AgeRio em lidar com ele:  

“Como presidente da AgeRio, tive a missão de liderar nossa organização durante o período crucial de implementação do Programa Supera RJ. Foi um momento no qual todos na Agência demonstraram um compromisso excepcional. Poder ter testemunhado a dedicação do corpo funcional em apoiar e auxiliar milhares de empreendedores fluminenses durante a pandemia da Covid-19 foi um aprendizado”, afirmou. “O Supera RJ não é apenas um lembrete das dificuldades que enfrentamos, mas também um testemunho das batalhas que vencemos. Continuaremos trabalhando para impulsionar o desenvolvimento econômico e apoiar o crescimento de nosso estado.”   

Para Tatiana Oliver, diretora de Operações da AgeRio, o Supera RJ alavancou uma série de melhorias internas ligadas a processos operacionais e a relacionamento com os clientes.“O aumento massivo no volume de operações exigiu uma reestruturação profunda, envolvendo áreas de atendimento, tecnologia, produtos e comunicação, que integrava a estrutura na época”, afirmou a diretora.   

Ela também aponta que foi o esforço integrado de todo o Time do Fomento que permitiu à AgeRio enfrentar o desafio: “A verdade é que o salto operacional que aconteceu com o Supera RJ só foi possível com uma série de melhorias somadas, que representavam a ação integrada das áreas e demandaram esforço e pensamento inovador de todos os envolvidos. Fortalecemos a nossa imagem institucional e consolidamos nosso papel como agente estratégico na realização de políticas de desenvolvimento no Rio de Janeiro.”  

Ao refletir sobre as mudanças na Diretoria de Controladoria (DICOR), a diretora Tatiane Peres também evidenciou o esforço conjunto dos seus times: “Para transitar por essa transformação foi necessário rever processos em curto período, buscando agilidade, sem desconsiderar os aspectos de conformidade. Nesse sentido, ainda que nem todas as gerências da DICOR estivessem diretamente relacionadas ao processo de concessão do Supera RJ, elas deram o apoio necessário para o sucesso do programa, seja por meio de suas atividades ou cedendo membros da equipe, mostrando alto poder de adaptação.”  

Ela também destacou a mudança de patamar da AgeRio, sinalizando a herança deixada pelo programa: “O Supera RJ gerou uma mudança de patamar quanto a atuação da AgeRio ao que tange ao volume de clientes atendidos, com maior diversificação dos municípios do Rio de Janeiro, além dos valores concedidos. O Supera deixou um legado de aprendizado, superação e cooperação nos funcionários da DICOR, e faz, ainda nos dias atuais, com que revisitemos os procedimentos internos e busquemos aperfeiçoá-los a fim de cumprirmos nossa missão”.  

Gustavo Madureira, diretor Jurídico, compartilhou a complexidade da participação da sua diretoria no Supera RJ, que resultou em uma reestruturação profunda na área de cobrança: “Logo no começo, para viabilizar as concessões, tivemos a contratação dos correspondentes bancários, que foi um processo bem desafiador, porque nunca havíamos feito um credenciamento com números de credenciados tão altos. Após as concessões, dividimos gerências e contratamos escritórios de cobrança, e fizemos diversas iniciativas para dar conta desse aumento brutal do volume de operações que estavam sob a nossa gestão.”   

Ele também citou algumas conquistas marcantes geradas durante o processo: “Com relação ao Supera RJ, o Jurídico ficou responsável pela defesa da AgeRio no Tribunal de Contas. Essa foi uma ação muito exitosa que tivemos, porque ações do Tribunal de Contas costumam levar anos, e conseguimos concluir em cerca de seis meses. O processo segue em relação aos outros órgãos, mas AgeRio foi a única que já foi absolvida. Então foi um trabalho muito legal, um resultado que dá orgulho”.  

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